Alimentos – Venda Mais – Unilever
Buscar vários produtos

Digite aqui sua lista de compras:

Tecle ENTER após digitar cada termo ou separe os itens por vírgulas.

7500/7500 caracteres

Planogramas

Seu cliente consegue encontrar de forma fácil os produtos que procura? Ou ele tem que ficar dando voltas até encontrar? Para facilitar a procura e facilitar a vida do consumidor, a Unilever recomenda o uso de Planogramas.

Planograma é o nome dado às figuras que mostram como os produtos devem ficar nas gôndolas das lojas. Mas para que servem esses Planogramas? Eles são como “manuais da gôndola” e informam como posicionar os produtos nas gôndolas de suas lojas de forma que o seu Cliente os enxerguem da melhor forma e comprem mais.

É uma espécie de mapa de localização dos produtos nas prateleiras. 
Esses produtos podem estar agrupados de acordo com algumas características comuns, como tamanho, volume de vendas, marcas etc.

Aqui nessa parte do Venda Mais, além das imagens dos Planogramas, também daremos dicas que chamaremos de “Regras de Ouro” para ajudar a entender as figuras e fazer na prática o que elas estão mostrando! É sempre importante lembrar que esses Planogramas podem e devem ser adaptados para o tamanho da sua loja! Outra observação importante: Os produtos que estão cobertos por cores são os produtos de marcas concorrentes que são similares aos produtos que estão expostos da Unilever. Por exemplo: Ao lado do amaciante concentrado Comfort, você deve colocar um amaciante concentrado de outra marca concorrente.
  • Maioneses, Mostardas e Ketchups

    Regras de ouro:

    • Em condimentos, separe a exibição por tipo de produto, iniciando o fluxo por Mostarda > Ketchup > Maionese da esquerda para a direita.
    • Dentro de cada mundo, separar por marca, deixando as mais compradas no ponto mais alto da gôndola.
    • Em cada marca, agrupe variantes seguindo a seguinte ordem: Regular > Com Sabor > Light.
    • Dentro de cada variante do produto, siga a ordem de embalagem de Squeeze > Refil > Pote.
    • Em cada variante, tamanhos maiores devem estar antes das variantes menores, estimulando maior volume de compra ao cliente.

    Temperos e Caldos

    Regras de ouro:

    • Ordene a exposição privilegiando os produtos de maior venda: Temperos especiais (Por exemplo: Tempero para arroz e feijão e temperos em saquinhos) > Caldos > Em pasta/ Temperos em pó.
    • Separe cada mundo por marcas, deixando a marcas fortes no ponto mais alto da gôndola.
    • Em cada variante tamanhos maiores devem estar antes das variantes menores, estimulando maior volume de compra ao cliente.
  • Limpeza Pesada

    Regras de ouro:

    • Separe a exposição nos mundos de pequenas superfícies (multiuso, desengordurante, limpa limo, limpa vidros e outros produtos específicos) e grandes superfícies (limpadores de pisos), de acordo com os produtos usados em cada cômodo da casa, iniciando o fluxo por multiuso (todos os cômodos) > desengordurante (cozinha) > tira limos (banheiros) > limpa vidros > outros específicos.
    • Dentro de cada mundo, separe por marca para facilitar e direcionar a visualização do Cliente.
    • Dentro de cada variante do produto, siga a ordem de embalagem de Gatilhos > Refil > Squeeze.
  • Detergentes de Roupa

    Regras de ouro:

    • Sempre separe em mundo de pós e líquidos.
    • Dentro de cada mundo, separe por marcas. A presença de marcas fortes é essencial para direcionar a visualização da categoria e elas devem estar no ponto de maior destaque na gôndola (prateleiras superiores e/ou na altura dos olhos).
    • Dentro de cada marca, os produtos que oferecem benefícios (Como por exemplo: Omo líquidos roupas delicadas, Omo pó multiação etc) devem iniciar o fluxo da prateleira, da esquerda para a direita.
    • O formato refil merece atenção especial. Recomenda-se iniciar o fluxo com esse formato, incentivando que o Cliente compre esse produto mais econômico e com maior giro.
    • Variantes maiores devem estar antes das variantes menores, estimulando maior volume de compra ao cliente.

    Amaciantes

    Regras de ouro:

    • Sempre separe em mundo de concentrados e líquidos.
    • Dentro de cada mundo, agrupe por marcas. A presença de marcas fortes é essencial para direcionar a visualização da categoria e essas devem estar no ponto de maior destaque na gôndola (prateleiras superiores e/ou na altura dos olhos)
    • Dentro de cada marca, os produtos mais vendidos devem iniciar o fluxo da prateleira (da esquerda para a direita).
    • Em cada variante, os tamanhos maiores devem estar antes dos menores, estimulando maior volume de compra ao cliente.

    Tira Manchas e Alvejantes

    Regras de ouro:

    • Sempre separe por marca para facilitar e direcionar a visualização dessa categoria.
    • Dentro de cada marca, devem ser separados em roupas brancas e coloridas.
    • Ordene as variantes líquidas antes das variantes em pó.
    • O formato refil merece atenção especial. Recomenda-se iniciar o fluxo com esse formato, incentivando que o Cliente compre esse produto mais econômico e com maior giro.
  • Desodorantes

    Regras de ouro:

    • Separe os produtos na gôndola por gênero: Feminino e Masculino.
    • Dentro de cada gênero, separe os produtos por formato, sendo que Aerosol na parte de cima e Rollon na parte de baixo.
    • Dentro de cada formato, separe em grupos de marcas.

    Produtos para o Cabelo

    Regras de ouro:

    • Separe a gôndola por benefícios dos produtos da esquerda para a direita. Exemplo: Anticaspa > Mens > Produtos mais Premium > Hidratação > Mais populares.
    • Dentro de cada marca, expor os produtos na seguinte ordem: Creme de tratamento > Creme de pentear > Condicionador > Shampoo.

    Sabonetes

    Regras de ouro:

    • Separe os produtos na gôndola por formato: Líquidos na parte de cima e em Barras na parte debaixo.
    • Dentro de cada formato, separe por marca/benefício: Hidratação/Men (Dove) > Antibacteriano (Lifebuoy/Rexona) > Perfumados (Lux) > Outros.

    Produtos Baby

    Regras de ouro:

    • Separe a exposição da Gôndola por Kids e Baby.
    • Agrupe os produtos por marca.
    • Organize as marcas por tipo de uso (Pós banho > Banho).
    • Estimule o cliente a comprar todos os produtos da linha (Creme para assadura, Lenços Umidecidos, Shampoo, Condicionador, Sabonetes).

    Produtos para a Pele

    Regras de ouro:

    • Agrupe os produtos dessa categoria por marca.
    • Organize as marcas por tipo de uso (Mãos/Pés e Corpo).
    • Dentro de cada tipo de uso, organize os produtos por benefícios (benefícios específicos e hidratação).

Ferramentas de gestão

Aproveite nossos apps de apoio para sua loja

Compartilhe